Para que os vários membros da sua equipa se sintam sempre motivados a DNA Travel & Events apresenta alguns conselhos.
Torne as suas reuniões em Teambuilding´ s!
Neste momento em que estamos em casa, muitos a trabalhar remotamente, a viver com um núcleo familiar restrito, sem sair à rua é preciso muita determinação, força de vontade e disciplina para que as responsabilidades laborais sejam cumpridas.
É por isso que a DNA Travel & Events, empresa líder em Portugal em Teambuilding e Eventos Corporativos, com mais de 10 anos de experiência e com centenas de eventos realizados, estruturou este pequeno guia para ajudar empresários e colaboradores a tornar o seu dia mais alegre, quebrando a rotina e subsequentemente aumentando o seu bem estar e a sua capacidade de dar reposta às tarefas diárias a cumprir a partir de casa.
Sabemos que as reuniões e tarefas online são desafiantes! Além de muitas vezes as condições de ligação não serem as melhores, por vezes podemos também ter colaboradores nas nossas instituições menos à vontade com as novas tecnologias o maior desafio é mesmo a linguagem não verbal. De acordo com um estudo da Universidade Estatal do Minnesota, 93% da nossa linguagem é não verbal, o que significa que a tecnologia atual só consegue reproduzir parcialmente o amplo espectro da comunicação e expressão humana.
Mesmo a videoconferência, que permite captar algumas das nossas expressões faciais e algumas das nossas experiências faciais (que constituem 55% da comunicação) tem as suas limitações. Quando as pessoas com quem estamos habituados a lidar e a comunicar estão no outro lado do ecrã e onde a interação em grupo está muito limitada, decifrar expressões faciais e linguagem corporal pode ser um desafio.
No entanto as reuniões remotas não precisam de ser momentos constrangedores e é possível criar um relacionamento nestes momentos. Assim é aconselhável construir momentos que ajudem a preencher as lacunas da comunicação durante este momento de desafio tecnológico. A DNA Travel & Events traz até si 6 soluções pensadas para quebrar o gelo nas suas reuniões e ajudar a sua equipa a dar o pontapé de saída numa reunião de sucesso.
6 atividades de Teambuilding fáceis de fazer.
1) Aponte a sua câmara para fora da janela!
Um dos aspetos mais positivos das videoconferências é que permites dar uma olhadela num local desconhecido em tempo real, sem precisar de deixar o conforto da sua sala.
Se mora em Lisboa e alguém da sua empresa está a participar na sua reunião a partir Guarda, podem aproveitar o momento para dar uma espreitadela na rua. Recentemente nevou na Guarda e pode ser uma “lufada de ar fresco” ver neve, em tempo real, no nosso computador através da câmara de um colega. Este momento vai ser bem recebido por todos os elementos da sua equipa e será um quebra gelo muito interessante.
Experimente este desafio e aproveite para colocar uma foto da vista de sua casa nos nossos comentários!


2) Mostre e explique a sua mesa de trabalho!
Outra grande vantagem das videoconferências é que tudo no seu local de trabalho está constantemente ao seu alcance. Até é provável que neste momento tenha improvisado um “escritório” num local pouco habitual de sua casa e seja interessante mostrar a todos os elementos da sua empresa o seu engenho e capacidade de adaptação.
Pode até desenvolver uma brincadeira e todas as semanas terão que arranjar um elemento decorativo alusivo a um tema, viagem que tenham feito ou qualquer elemento comum da empresa.
Podem também jogar um jogo divertido, utilizando os objectos disponíveis na sua mesa, ou espaço de trabalho, para criar a base para um jogo, onde terá que decidir que objeto levaria para uma ilha deserta, explicando a sua utilidade.
Coloque uma foto do seu espaço de trabalho e conte-nos que objeto lavava consigo.
3) Jogo das duas verdades e uma mentira!
Este é um jogo que se tornou viral no programa norte americano “Late Show” com Jimmy Fallon! Acreditamos ser uma forma fácil e muito divertida de lançar desafios remotos e baste ver um dos vídeos disponíveis no YouTube deste desafio para perceber como é divertido!
As regras deste jogo são muito simples: Escreva três afirmações, duas são verdadeiras e uma é falsa. Leia as três declarações em voz alta e dê a todos os outros um minuto para adivinhar qual das declarações é falsa.
Vai ficar surpreendido pelas respostas que vai obter, e também pelo nível de conhecimento que tem dos seus colegas e os seus colegas de si.
Partilhe connosco a sua mentira mais engraçada e desafie os seus amigos a jogar consigo.


4) Faça da sua reunião uma refeição!
Está cientificamente provado que partilhar uma refeição promove um vínculo entre as pessoas. Aliás, não é por acaso que os portugueses dizem que “as melhores reuniões são há mesa”! Nesse sentido entendemos que este período de reclusão social não deve ser o momento para deixar de poder partilhar estes momentos com os seus colegas e amigos.
Neste caso até é bastante simples realizar esta atividade, bastando para isso trazer o seu almoço ou lanche para junto se si! Aliás, se gostar desta opção poderá tornar este evento num verdadeiro evento social, encomendando o mesmo almoço para todos os elementos da sua equipa e pedindo para entregar nas respetivas casas através de uma das várias plataformas de entregas de comida (i.e. Uber Eats, Glovo, etc…).
Experimente e partilhe connosco fotos do seu almoço de trabalho ou com amigos!
5) Já fez o almoço remoto? Porque não cozinhar?
Gostou do nosso desafio de ontem? Perfeito, hoje trazemos uma ideia mais arrojada que é realizar um workshop de cozinha, na sua casaa e com os seus colegas de trabalho!
Um dos mais famosos Teambuilding ´s da DNA Travel & Events intitula-se “O Chef Sou Eu” envolve um conceituado Chef a liderar uma equipa de cozinheiros amadores na confeção de uma refeição. O desafio é exatamente esse, terão de confecionar tudo, desde as entradas até à sobremesa. E claro, a qualidade da refeição vai depender da qualidade da confeção.
Deixamos aqui a sugestão do Chef João D´Eça Lima, nosso Chef responsável de eventos que neste momento tem o seu Restaurante Xisto encerrado e transmite os seus ensinamentos de sua casa através de workshops online.
Partilhe connosco o que cozinhou e convide os seus amigos a juntar-se a si.


6) Resuma o seu currículo em 60 segundos!
Logo para começar, quando estamos em contrarrelógio ficamos mais focados e é tudo mais desafiante! Este é um excelente exercício para preparar apresentações ou “pitchs” como é o caso dos “elevator pitchs”, de 3 minutos, onde se têm que apresentar uma ideia de negócio.
Neste caso não se trata de um produto, mas uma pessoa! Você! Neste caso o desafio é apresentar o seu Curriculum Vitae (CV) em 60 segundos. Sim, ouviu bem! Em 1 minuto terá que conseguir apresentar a parte mais importante ou relevante do seu CV aos seus colegas.
Este desafio é uma excelente atividade Teambuilding e vai ver que os seus colegas vão querer saber mais sobre si e sobre a sua carreira e vai ser o mote para muitas conversas interessantes sobre onde estudou, ou onde trabalhou antes de ingressar na empresa onde trabalha atualmente!
Compartilhe connosco algo sobre a sua história que os seus colegas tenham gostado, ou que ache mais relevante!